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terça-feira, 10 de abril de 2012

Aula 7 - Questões sobre Ciber-Cultura-Remix

LEMOS, André. Ciber-Cultura-Remix

O que é podcast?
É um sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros. Sua origem, no final de 2004, se relaciona à popularização dos "Ipods", tocadores de MP3 da marca Apple, e ao "broadcasting", que é um sistema de disseminação de informação em larga escala.

O podcast representa o fim do rádio? Que outras mídias prenunciaram 'o fim' de suas antecessoras?
Não. O podcast é um formato alternativo e ágil do "broadcasting" e não a substituição do meio analógico e massivo.
A TV prenunciou o fim do rádio, bem como os e-books, o fim do livros impressos. Também os "clippings de notícias" pareceram ameaçar o jornal impresso. Hoje, percebe-se que um novo formato soma ao anterior, configurando-se uma alternativa de acesso. E há usuários para ambos.

O que é blogosfera? O que são blogs e quais os tipos que existem?
Blogosfera é o conjunto de blogs ao redor do mundo. Estes, são formas de publicação onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e começar a emitir informação.
Tipos: educacionais, jornalísticos, de culinária, de viagem/turismo

O que é P2P? Como funciona? Cite exemplos.
É um sistema descentralizado de compartilhamento de arquivos "peer-to-peer”, ou seja, ponto-a-ponto. Por meio dele, um usuário pode obter arquivos disponibilizados por outros usuários, ao mesmo tempo que seus arquivos ficam disponíveis a eles.
Exemplos: Megaupload; 4shared; Freenet



Um sistema P2P sem uma infraestrutura central. 

Qual a vantagem do freenet?
É a cultura de compartilhamento, que potencializa a distribuição, a cooperação e a apropriação dos bens simbólicos, impossibilitando a restrição por parte das grandes corporações ou do governo.


Quais as origens dos softwares do código aberto?
 O surgimento dos softwares livres se deu a partir da invenção de uma licença de utilização de código fonte em 1989.
Permitem a criação e o compartilhamento de inteligência no desenvolvimento de programas de computadores. Eles reconfiguram a indústria proprietária, recombinando softwares e linhas de código de forma aberta, livre e criativa.


O que é GPL? E GNU?
O GPL é a sigla de General Public License, que é uma utilização do código fonte, criada por Richard Stallman, que foi o primeiro a escrever um projeto de software livre: o GNU, que é um acrônimo de GNU is not Unix. A GPL não permite a apropriação privada de trabalhos feitos coletivamente, o que dá a todos a possibilidade de transformar e distribuir livremente as modificações.


Por que o SL é um bom exemplo de ciber-cultura-remix?
Porque, com os softwares livres, qualquer usuário trabalha em códigos e programas (liberação de emissão); o trabalho e a cooperação são feitos por redes telemáticas (princípio de conexão); e alguns programas, como os do Pacote Office, têm o código aberto (reconfiguração da indústria dos softwares proprietários como a resposta da flexibilização).


Acesse o site mencionado na nota de rodapé n° 16 e poste em seu blog um comentário sobre o site: 
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/4728259.stm.
Aprecio muito a livre expressão de usuários comuns, cuja colaboração com a informação, por meio de textos, imagens, podcasts e videos, vem sendo cada vez mais significativa e está configurando o que se entende como “mídia cidadã”, a partir da expansão da Internet e da proliferação de ferramentas multimídia fáceis de usar
Destaco, do artigo, a interessante consideração que talentos vem sendo descobertos, a partir de publicações despretensiosas, utilizando as ferramentas gratuitas ou de baixo custo, disponíveis online. 
 It shows that creativity and entertainment does not have to come from Hollywood and big media, but that we all have this innate talent to tell stories and to entertain each other
JD Lasica, Ourmedia
Entretanto, mesmo sendo eu adepta do "remix culture", que é encorajada por essas facilidades, fico intrigada ao pensar em como mensurar a confiabilidade das informações veiculadas, raramente isentas de interpretação.


Quais os três argumentos de Manovich para o remix como nova mídia?
I referência ao pós-modernismo
II globalização, mistura e reconfiguração de culturas nacionais em caráter global
III ligação entre cultura e computadores (novas mídias)



Acesse o site oficial do Manovich, coloque o link dele no seu blog e poste um comentário sobre qualquer texto do site.
http://manovich.net/ 
Texto escolhido: "Remixability and Modularity"



Interessantíssima a consideração sobre a remixabilidade do artista (músico, designer, arquiteto) e do usuário comum, que posta informações num blog, por exemplo. A diferença está na velocidade com que uma remixagem é referenciada, portanto, é muito mais quantitativa que qualitativa. 
Vale ressaltar que a remixabilidade não requer modularidade, mas se beneficia com isso, trabalhando elementos distintos, mas não isolados. Ademais, a modularidade precisa ser entendida como algo diferente de 'padronização'.
"Modularity has been the key principle of modern mass production. Mass production is possible because of the standarisation of parts and how they fit with each other - i.e. modularity."
Por fim, sinto-me instigada pela reflexão acerca da Cultura que, de acordo com Manovich, "has always been about remixability – but now this remixability  is available to all participants of Internet culture". Quanto mais leio sobre remixagem, menos razão encontro na ideia de "direito autoral" e no conceito de "originalidade". E logo vem à mente o famoso pensamento de Lavoisier: "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.". Tudo se remixa!


O que é copyleft?
Copyleft é a ideologia oposta ao copyright, ou seja, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir falhas sociais no direito autoral padrão.

Traduza a citação final do texto e comente-a. “Nothing is sacred...Everything is ‘public domain’. Download, remix, edit, sequence, splice this into your memory bank...information moves through us with the speed of thought, and basically any attempt to control it always backfire” (DJ Spook, apud Murphie e Potts, 2003, p.70)
“Nada é sagrado... Tudo é 'domínio público'. Baixe, remixe, edite, sequencie e junte isso no seu banco de memória...a informação se move através de nós com a velocidade do pensamento, e basicamente qualquer intento de controlá-la sempre falha.”  (DJ Spook, apud Murphie e Potts, 2003, p.70).


A citação é um incentivo à remixagem, apregoando que nada é intocável, mas que tudo pode ser repensado e redesenhado, rapidamente. Essa dinâmica prevalece sobre qualquer interferência pretendida. Parece-me, então, que o broadcasting assumiu proporções incontroláveis, algo como a 'criatura incoercível'.

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