Pesquisa

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aula 11 - Hipertexto: definição, tipologia e características


Hipertexto:
Texto exclusivamente virtual, cujo elemento central é a presença de links. É pelo 'click' que ele se realiza e se atualiza e o leitor tem certa autonomia para escolher o caminho a ser percorrido.

Tipos:
  • Abertos - arquivos em sistemas externos, acessados e acrescentados de qualquer ponto aberto no ciberespaço. Exemplo: Web. Com possibilidade de escrita compartilhada - Wikipédia, Google Docs.
  • Fechados - texto clicado está na mesma unidade de armazenamento (mesmo sistema). Exemplos: CD-Rom, Hipertextos no Word e PowerPoint (quando off-line)
Quanto à estrutura e flexibilidade de navegação:
  • Sequencial ou linear - é o que mais se aproxima aos textos impressos, podendo ser bidirecional. Exemplo: pesquisa no Google
  • Hierárquico - possui uma entrada principal e garante acessos aos textos imprescindíveis para os demais níveis. Exemplo: Portal Uol -> Saúde e Beleza -> Cosméticos
  • Reticulado - maior liberdade de acesso que o modelo hierárquico, mas sem integrar todos os docs.
  • Em rede - modelo ideal, mas utópico (possibilidade tecnológica e abstração de ordem prática). Todos os docs podem ser acessados de qualquer ponto.
Produção de Hipertextos: envolve a produção de vários textos, podendo combinar diferentes linguagens (podcast, imagem, remix, link, etc.), e uma proposta de caminhos de leitura, conforme o modelo escolhido pelo autor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário